sábado, 1 de dezembro de 2012

Besouros (Coleóptera)




Macrofotografia - Fotografando Besouros

   Os besouros são insetos pertencentes à ordem Coleoptera a ordem Coleoptera é a que tem o maior número de espécies dentre todos os seres vivos, são cerca de 350 mil, sendo portanto o grupo animal mais diversificado existente.
    Os besouros podem ser encontrados em quase todos os tipos de habitats e se alimentam de toda a sorte de materiais vegetais e animais. Muitos são fitófagos, ou seja, se alimentam de tecidos vegetais vivos ou mortos, mas também existem espécies predadoras, necrófagas e algumas espécies parasitas.

Como fotografar Besouros:

   Bom, para começar, devemos saber que os besouros são insetos inofensivos e não oferecem nenhum tipo de risco para quem se aproxima, digo isso porque muita gente tem medo dos besouros  por geralmente terem o porte mais avantajado que os outros insetos, sendo assim a técnica é basicamente a mesma, mantenha sempre uma aproximação lenta para não espantar o inseto, evite movimentos bruscos ou mesmo mexer com as plantas ao redor dele. Nesse ponto, os besouros são mais fáceis de se lidar, costumam ser mais lentos e permitir melhor a aproximação, exceto os de pequeno porte que costumam ser mais ligeiros.

   A iluminação é outro ponto importante, boa parte dos besouros tem a parte externa meio reflexiva, ou seja, quando a luz do flash bate diretamente ela "estoura" e dá um efeito indesejado, é interessante utilizar um difusor, de preferência bem grande, estilo softbox.

   Não tem uma regra a seguir mas cada tipo de besouro tem algum diferencial, procure evidenciar esses pontos, como as cores vivas, os detalhes de determinada região, um bom posicionamento e enquadramento também são essenciais.

Gorgulho Metamasius sp.
   As duas fotos a seguir exemplificam as diferentes formas de fotografar o mesmo inseto, na primeira, abaixo, utilizei a técnica de focus stacking (empilhamento de foco), com posicionamento frontal visando destacar os detalhes em close-up, a iluminação foi feita com um flash e uma mini tenda difusora. Já na segunda foto, com a mesma técnica de empilhamento de foco, porém com um posicionamento lateral visando mostrar todo o corpo e também a composição do cenário, reparem que nesse exemplo as cores estão mais suaves, isso porque as exposições foram feitas com luz natural e um rebatedor branco, mudando completamente a perspectiva da foto.


Besouro "rola-bosta" (Scarabaeidae)
(Stacked from 28 natural light exposures in CombineZP.)
Empilhamento de foco combinando 28 exposições, iluminação a luz natural, ampliação de 1,5x.
Depois de alguns anos tentando fotografar este besouro mas sem sucesso, pois sempre que o encontrei em minhas buscas ele evadiu-se rapidamente ou se encontrava em um local nada propício, e a foto deixava a desejar, eis que encontrei um espécime em condições favoráveis e finalmente consegui fotografá-lo, aproveitei a colaboração do inseto para aplicar a técnica de empilhamento de foco, após 28 exposições ele saiu voando, e como voa rápido! Mesmo com essa aerodinâmica de tanque de guerra.
Visite:

Gorgulho
Único disparo com ampliação de 1X. Iluminação a luz natural + rebatedor.
Canon 600D com lente 100mm macro.

Esse lindo besourinho verde é facilmente encontrado em bambusais mas também pode ser encontrado em outras plantas. Priorizei o fundo preto para destacar bastante os detalhes e as cores, criando uma boa profundidade de luz.

Esse espécime vive naqueles cogumelos grandes conhecidos popularmente como "orelhas de sapo", não só vivem como se alimentam deles. Uma dica importante quando se tem um objeto colorido, é sempre tentar equilibrar o contraste entre o objeto e o plano de fundo, caso contrário a imagem pode parecer muito "chapada".

Não é difícil encontrar esse espécime em pequenos arbustos e plantas floridas, mas se você quer encontrá-lo aos montes, encontre um local onde vivem morcegos e encontrará dezenas, as vezes centenas deles entre as fezes. Mantive o foco na parte lateral, onde procurei definir bastante as texturas e o tom dourado.

Essa foto foi tirada com minha primeira câmera digital, uma Canon A590IS, no dia estava procurando por insetos e  tive a grata surpresa em encontrar esse maravilhoso besouro, na época não tinha o domínio de muitas técnicas, liguei a câmera, apontei e disparei.

Esse besouro serra-pau apareceu enquanto eu clicava um gafanhoto, aproveitei a boa posição que ele se encontrava para clicar em close-up, uma flor alaranjada compôs bem o plano de fundo.


No dia que fiz essa foto, havia encontrado uma árvore com alguns exemplares dessa espécie e na árvore ao lado mais alguns, nesse momento, não sei por que razão alguns deles voavam de uma árvore para a outra, saquei a câmera e comecei a tentar capturar o  momento, depois de muitas dezenas de disparos consegui a foto abaixo, o besouro em pleno vôo.

Pode parecer uma joaninha mas não é, na verdade é um besourinho, uma pequena jóia da natureza.

Existem milhares de espécies de besouros, com formas e hábitos variados, esse por exemplo, se alimenta e vive naqueles cogumelos "orelha de sapo" que ficam presos a troncos de árvores apodrecidos. A foto mostra exatamente esse momento, em que o bichinho toma seu café matinal.

Outra foto "antiga" que tirei com uma Canon A590IS.

Clicar esse besouro é meio complicado, além de muito brilhante e reflexivo ele é extremamente rápido, não deu tempo de regular bem a câmera, sorte que ja mantenho sempre em uma pré programação em modo manual, fica a dica, fique sempre preparado!

Mais uma tirada com a Canon A590IS, a qualidade técnica não está tão boa mas vale pelo espécime exótico.

Depois de uma chuva torrencial sempre tem um inseto encharcado que foi pego desprevenido, esse tipo de flagrante pode ser bem interessante, as gotículas que se formam dão um novo ar a foto.

O enquadramento é um fator importante, as vezes é necessário sacrificar certas partes do enquadramento para clicar um close-up por exemplo, em alguns casos conseguir manter o bichinho inteiro no quadro é mais interessante, como na foto abaixo mantendo as antenas aparentes.

Como citei antes, nem sempre uma grande ampliação fica legal, no caso abaixo o besouro era muito escuro, sem muitos detalhes, como ele estava em uma folha toda perfurada por ele mesmo, diga-se de passagem, ficou mais válido compor todo o cenário em que ele estava, criando um aspecto mais artístico a foto.

Os vagalumes são bem peculiares ou pirilampos como são conhecidos popularmente são notórios por suas emissões luminosas, por isso são mais fáceis de se localizar a noite.

Outro maravilhoso espécime com cores vibrantes e como a cereja do bolo, as antenas laranjas dão o toque final ao bichinho. Lembrem-se de sempre usar a luz difusa para clicar insetos "reflexivos" como esse, um pouco de reflexo é válido para dar mais profundidade a foto, mas brilho demais acaba fazendo com que a foto perca os detalhes.

Essa espécie de besouro também é confundida com as joaninhas, para uma breve identificação basta olhar para as antenas, as joaninhas tem as antenas curtas e mais grossas enquanto os besouros tem as antenas mais compridas e finas.

Este coleóptero é um dos mais peculiares que ja encontrei, o formato incomum das longas antenas chamam muito a atenção, como se não bastasse, ainda possui lindas cores que vão do vermelho ao verde metálico, ele tem aproximadamente 3cm de comprimento sendo que as antenas de ponta a ponta tem aproximadamente 1,5cm ou seja  a metade de seu tamanho.
Stacking de macro combinando 72 exposições com ampliação de 1,5x processadas com o software CombineZP.

Gosto sempre de frisar que é muito importante o uso de um difusor de flash quando o assunto é macrofotografia, mas outro item que pode ser usado para evitar reflexos indesejados é um filtro polarizador que foi utilizado na imagem abaixo, porém, nem sempre o inseto nos dá tempo para regularmos a câmera, muito menos para girar o anel do filtro, então ele só é recomendado quando o inseto estiver parado.

Visão dorsal deste maravilhoso besouro de cor azul metálica, uma verdadeira jóia da natureza.
53 exposições com ampliação de 2x combinadas com o software CombineZP.
36 exposições com ampliação de 2x combinadas com o software Combine ZP.
Visão frontal:

Depois de algumas dezenas de cliques consegui capturar o momento em que o besourinho se preparava para levantar voo. Para uma captura como essas é importante usar velocidades maiores do obturador, entre 1/200 e 1/500 para evitar borrões de movimento. Outro ponto crucial é manter o dedo preparado para disparar, esse momento demora apenas uma fração de segundo.

Stacking de macro resultado de 50 exposições com ampliação de 1x combinadas com o software Helicon Focus.
Fiz esse empilhamento a alguns meses atrás quando ainda usava o flash como fonte de luz junto a uma mini tenda difusora de isopor e por isso a iluminação não está tão boa, atualmente utilizo iluminação com spots de led e tenda difusora de plástico fornecendo uma luz mais suave.
Canon EOS600D com Lente Canon MP-E65mm, flash Integrado, flash 480EXII e mini tenda difusora.


4 comentários:

  1. Bacana os Besouros. Não tenho me deparado com muitos, gosto muito deles, alguns da a impressão de um tanque de guerra!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rocco!

      Também adoro os besouros, são insetos muito simpáticos e também muito fotogênicos. rsrs

      Abs!

      Excluir
  2. Tudo bem,não sei se vai lembrar do meu nome KilsonRj,,INCLIVEL é pouco sua galeria,já te conheço a bastante tempo e hoje encontrei por acaso seu blog,,macro é isso,essa agresividade de cores ,luzes,nitidez,focagem e sobre tudo ,detalhes,é o que venho fazendo,acho inclivel esses pequenos e com detalhes então,,parabens pelas belissimas fotos,queria um favor,sua opinião do que estou fazendo,,vou deixar o meu blog,se tiver um tempo gostaria muito,que as vezes penso que sou maluco em fazer o que venho fazendo.
    http://k2naturezalinda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kilson, primeiramente muito obrigado pelo elogio!

      Dei uma boa olhada em seu blog, gostei bastante dos seus macros, você consegue captar bem os detalhes desse mundo tão diminuto.
      A macrofotografia é um aprendizado constante, estamos sempre aprendendo a cada clique.

      Abs

      Excluir