segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Empilhamento de Foco (Focus Stacking)



 
Empilhamento de Foco em Macrofotografia

   
   O empilhamento de foco (focus stacking) ou pilha de foco é a técnica que consiste em tirar várias fotos do mesmo assunto com a finalidade de mantê-lo completamente em foco.

   A macrofotografia normalmente tem uma grande deficiência quando o assunto é a profundidade de campo, normalmente quando se fotografa com uma lente macro, a área que permanece totalmente focada é pequena e as vezes pode não ser satisfatória, é aí que essa técnica pode ser aplicada.

   Citando um exemplo, fotografando uma mosca com a lente MP-E 65mm com abertura f/2.8 e ampliação de 2:1 é o suficiente para manter parte de seu olho focado e o resto completamente fora de foco, "aprofundando" um pouco mais o foco e efetuando outro disparo, já teríamos mais uma parte focada e posteriormente unidas via software, teria não só parte do olho em foco mas sim os olhos por completo, continuando esse processo teríamos a mosca completamente focada.

   Você provavelmente deve estar pensando "Mas não é mais fácil simplesmente fazer uma só foto com uma abertura pequena, como f/16?". Na verdade, não. Quando você usa uma abertura pequena, grande parte do assunto fica em foco, mas usando uma lente macro por exemplo, essa área em foco acaba ficando bem limitada mesmo com aberturas pequenas. E se você deseja deixar somente um assunto totalmente em foco e o resto desfocado? Nem sempre vai existir uma abertura exata que vá suprir a necessidade exata das suas pretensões, sem contar que em aberturas menores normalmente há uma considerável perda de nitidez. Tem que se levar em conta também as fotos macro em grande ampliação como 5:1 por exemplo, nesse caso se faz necessário um empilhamento com 100 ou mais exposições.

Software para empilhamento de foco

Existem vários softwares no mercado que fazem o empilhamento de foco, inclusive o Photoshop, vou citar aqui os que considero os melhores:

 - Helicon Focus   (Muito bom, rápido e fácil de usar, porém é pago).

- CombineZP  (Um pouco mais complicado e lento, porém é muito completo e grátis).

- Zerene Stacker   (Um pouco mais lento que o Helicon e um pouco mais rápido que o CombineZP,   em termos de funções é o mais completo, porém é pago).

Atualmente este é o equipamento que utilizo para empilhamento de foco em estúdio:


Esse exemplo mostra como funciona o modo progressivo de focagem para o empilhamento de foco, do ponto mas "raso" para o mais "fundo" da imagem:


Formiga Gigante
Abaixo o resultado final da sequencia de fotos.
Stacking de macro combinando 125 exposições com ampliação de 2x, ISO 200, abertura F2.8.
Essa é uma das maiores formigas que ja encontrei, tem aproximadamente 3cm e comportamento solitário, já havia encontrado outros espécimes como esse, sempre da mesma forma, vagando sozinhos e não em uma colônia, não sei se esse é um comportamento típico da espécie, talvez esses indivíduos estivessem fazendo algum tipo de reconhecimento da área já que isso é comum em alguns tipos de formiga.

 Mamangava (Empilhamento de foco)
(Stacked from 50 exposures in CombineZP.)
Empilhamento de foco combinando 50 exposições com ampliação de 2x.
Canon 600D com lente MP-E 65mm.
Mamangaba, besouro-mangangá, marimbondo-manganga, ou ainda vespa-de-rodeio no Brasil e abelhão, abugão ou zangão (o que também pode designar os machos de qualquer espécie de abelha) em Portugal. Mamangava parece ser o mais comum no Brasil. É uma designação comum dada às abelhas do gênero (Bombus), de ampla distribuição no Brasil e em Portugal. Possuem abdome largo e piloso, geralmente de cor negra e amarela. Medem à volta de 3 cm de comprimento.
Estas abelhas podem ser solitárias ou, em certas épocas do ano, sociais. Quando sociais, vivem em colmeias de dez a duzentos indivíduos. São grandes, peludas e emitem um zumbido alto ao voar. São muito importantes na polinização de muitas plantas. Uma mamangava raramente pica, a não ser que seja provocada; caso isso aconteça, a sua ferroada é muito dolorosa. Ao contrário das abelhas do gênero Apis, uma mamangaba pode picar várias vezes.
Origem: Wikipédia

 Empilhamento de foco - Mosca
Empilhamento de foco em estúdio, combinando 62 exposições com ampliação de 3,5x.
(Stacked from 62 exposures in Helicon Focus.)
Canon 600D com lente MP-E 65mm.

Formiga Carpinteira (Empilhamento de foco)
(Stacked from 102 exposures in Helicon Focus.)
Empilhamento de foco combinando 102 exposições, ampliação de 5x.
(As exposições foram posteriormente combinadas com o software Helicon Focus).
Close da cabeça de uma Formiga Carpinteira de 7mm.
Canon 600D com lente MP-E 65mm.

Hermetia illucens (Empilhamento de foco)
Estes lindos olhos pertencem a uma mosca da espécie Hermetia illucens, da família Stratiomyidae.
Esta mosca possui um dos olhos mais bonitos da natureza na minha opinião, não somente pelas cores chamativas e vibrantes mas também pelos desenhos que mais parecem uma "camuflagem" militar, porém colorida.
(Stacked from 62 exposures in Helicon Focus.)
Empilhamento de foco combinando 62 exposições, ampliação de 3,5x.
(As exposições foram posteriormente combinadas com o software Helicon Focus).
Canon 600D com lente MP-E65mm.


Formiga - saúva limão
(Stacked from 79 exposures in CombineZP.)
Empilhamento de foco combinando 79 exposições com ampliação de 4x.
Esta é uma formiga popularmente conhecida como saúva limão, esse nome se deve ao fato de que, quando ocasionalmente é esmagada ou perde partes do corpo, ela exala um cheiro muito parecido ao cheiro do limão (fruta).
Saúva é designação comum às formigas, especialmente as do gênero Atta, da família dos formicideos, que conta com cerca de duzentas espécies, elas cortam pedaços de folhas, que carregam para os ninhos a fim de criar os fungos que constituem o seu alimento exclusivo.
Entre outros nomes também são conhecidas popularmente como cabeçuda, caçapó, caiapó, carregadeira, cortadeira, formiga-cabeçuda, formiga-caiapó, formiga-carregadeira, formiga-cortadeira, formiga-da-roça, formiga-de-mandioca, formiga-de-nós, formiga-de-roça, formiga-saúva, lavradeira, manhuara, maniuara, picadeira e roceira.

Besouro Rinoceronte Focus Stacking
Stacking de macro resultado de 50 exposições com ampliação de 1x combinadas com o software Helicon Focus.
Fiz esse empilhamento a alguns meses atrás quando ainda usava o flash como fonte de luz junto a uma mini tenda difusora de isopor e por isso a iluminação não está tão boa, atualmente utilizo iluminação com spots de led e tenda difusora de plástico fornecendo uma luz mais suave.

Empilhamento de Foco
Quando tiramos fotos close-up ou macro, o jeito normal de ganhar uma maior profundidade de campo é escolhendo uma abertura menor para a objetiva. Mas ao colocar a lente virada para um inseto por exemplo, nem mesmo a menor abertura fará com que o inseto fique completamente focado, em maiores ampliações isso  é ainda mais crítico mas com essa técnica de empilhamento de foco isso se torna possível.
A foto dessa mosca da fruta é resultado de 40 exposições com ampliação de 3x utilizando a técnica de empilhamento de foco ou pilha de foco (focus stacking), combinadas com o software Helicon Focus.

Jumping Spider Focus Stacking
               Aranha saltadeira, 20 exposições com ampliação de 2,5x.

Wasp Nymph
Esta ninfa de vespa tem aproximadamente 4cm e em sua forma adulta pode atingir até 6cm, ao contrário de outros espécimes este não possui grandes colônias, estando geralmente apenas com outros poucos indivíduos da espécie.
28 exposições a 3,5x de ampliação unidas com o software Helicon Focus.
 

Robberfly (Empilhamento de foco)
             Robberfly, 38 exposições a 3,5x de ampliação.
              27 exposições a 4x de ampliação.

             Crop em BW...

         Robberfly 42 exposições a 1:1 de ampliação combinadas com o software Helicon Focus.

Opilião (Empilhamento de foco)
Opilião, essa foto é resultado de 101 exposições (técnica de empilhamento de foco) com ampliação de 2x combinadas com o software CombineZP.
Foram mais de 5h entre o começo da sessão de fotos e pós produção até chegar nesse resultado.

Wasp Focus Stacking
Essa espécie de marimbondo (himenóptero) é gigantesca, chega a uns 6cm de comprimento, ao contrário de outras espécies esta não possui grandes colônias, estando geralmente apenas com outros poucos indivíduos da espécie.
35 fotos com ampliação de 3x com focagem em pontos diferentes unidas com o software Helicon Focus.

Hoverfly Focus Stacking
Foto resultado de 53 exposições a 3x de ampliação e empilhadas com o software Helicon Focus.

Salticidae Focus Stacking
Macro de uma aranha saltadeira "salticidae" utilizando a técnica de focus stacking.
45 fotos com ampliação de 5x com focagem em pontos diferentes e unidas com o programa Helicon.

Mosquito Gigante (Empilhamento de foco)
   Mosquito gigante, 53 exposições a 5x de ampliação combinadas com o software CombineZP.

Mosca Focus Stacking
Mosca, macro de uma mosca utilizando a técnica de focus stacking.
37 fotos com ampliação de 3,5x com focagem em pontos diferentes e unidas com o programa Helicon.

Jumping Spider Close-up
              35 exposições a 5x de ampliação combinadas com o software CombineZP.

Mosca Verde Focus Stacking
           Mosca verde, 28 exposições a 3:1 de ampliação unidas com CombineZP.

Gorgulho Focus Stacking
        Gorgulho, 55 exposições com ampliação de 4x, 4:1 combinadas com o software Helicon Focus.

Empilhamento de Foco - Mosca
 Mosca de cara amarela, 45 exposições com ampliação de 3,5x combinadas com o software CombineZP.

Besouro Tartaruga
Besouro Tartaruga, visão dorsal deste maravilhoso besouro de cor azul metálica, uma verdadeira jóia da natureza, 53 exposições com ampliação de 2x combinadas com o software CombineZP.
   Visão ventral, 36 exposições com ampliação de 2x combinadas com o software CombineZP.

Besouro Antenudo
Besouro de antenas gigantes, Stacking de macro combinando 72 exposições com ampliação de 1,5x processadas com o software CombineZP.

Paquinha (Gryllotalpidae)
           Paquinha, stacking combinando 80 exposições com 1x de ampliação, ISO100.

            Grilo - Empilhamento de Foco
                   Grilo, 42 exposições com ampliação de 2x. ISO 100.

Ninfa de Gafanhoto
          Stacking de macro combinando 39 exposições com ampliação de 1:1.

 Formiga Vermelha (focus stacking)
Empilhamento de foco combinando 78 exposições com ampliação de 3,5x.
 Não sei muito sobre esta espécie de formiga, mas são facilmente encontradas em posição de de ataque, normalmente posicionada próximo a estremidade da folha com a mandíbula aberta a espera de uma presa. Já vi essa espécie predando desde outras formigas, moscas e até pequenos besouros.

Aranha Armadeira
Empilhamento de foco combinando 61 exposições com ampliação de 1x.
Canon EOS600D com Lente Canon MP-E65mm, Jansjö spotlight (2), tenda difusora de plástico, trilho Manfrotto.
Sobre o veneno:
A peçonha da Phoneutria é composta por polipeptídeos melao, além de histamina e serotonina. Sua ação é neurotóxica e cardiotóxica. A ação neurotóxica ocorre no sistema nervoso central, provocando despolarizações nas terminações nervosas, (sinapses) sensitivas e motoras, fibras musculares e no sistema nervoso autônomo, induzindo a liberação de neurotransmissores. A ação cardiotóxica interfere na atividade contrátil do músculo estriado cardíaco, ativação do sistema de calicreína tissular, ativação de fibras sensoriais e esvaziamento gástrico. <b>A picada da Phoneutria é relativamente letal para ratos. Fontes confiáveis ​​afirmam que mais de 7.000 casos autênticos de picadas em humanos foram registrados, com apenas cerca de 10 mortes conhecidas, e apenas cerca de 2% dos casos foram graves o suficiente para precisar de utilização de antiveneno. Saiba mais...

Mosca de olhos gigantes
Focus stacking combinando 75 exposições com ampliação de 3x.
 

Mosca Condylostylus spp. (Diptera: Dolichopodidae)
Essa espécie de mosca (Condylostylus) além de muito pequena 6mm ela também é muito ativa e ágil, dificilmente conseguiria o empilhamento em condições normais durante o dia, até mesmo um disparo comum se torna uma tarefa difícil mas por sorte, encontrei este espécime imóvel em uma folha enquanto fazia uma expedição noturna. Não sei se esse comportamento é normal mas haviam algumas outras moscas da mesma espécie pousadas nas folhas ao lado.
Este foi um dos meus primeiros empilhamentos com ampliação de 5x feitos em campo, considerando que o meu trilho de foco não é muito apropriado para grandes ampliações esse foi o melhor resultado que consegui.
A foto foi feita na completa escuridão, usei apenas a lanterna para ajudar no foco e dois flashes para iluminar o assunto, o plano de fundo foi feito com um papel cartão verde.

Abelha
Empilhamento de foco combinando 65 exposições com ampliação de 5x.Esta é uma pequena abelha de 5mm, foi encontrada em uma área de vegetação rasteira em Niterói-RJ.


 Marimbondo vermelho gigante
Para este empilhamento utilizei duas Ikea jansjö work lamps para iluminar pelas laterais mais rebatedores, para diferenciar um pouco das cores habituais mantive o plano de fundo completamente preto.
(Stacked from 71 exposures in CombineZP.)
Empilhamento de foco combinando 71 exposições com ampliação de 3x.

Jumping spider Focus stacking
Close-up de uma linda aranha saltadora (salticidae) de 10mm.
Canon 600D com lente MP-E65mm.

Banana stalk fly (mosca do pedúnculo da banana)
(Stacked from 65 exposures in CombineZP.)
Empilhamento de foco combinando 65 exposições com ampliação de 3,5x.

Ensign wasp
Esta é uma vespa parasita da família Evaniidae, é uma vespa que normalmente parasita baratas e tem aproximadamente 6mm.
Canon 600D com lente MP-E65mm.
Empilhamento de foco combinando 65 exposições com ampliação de 5x.

 Aranha lobo
Empilhamento de foco combinando 60 exposições com ampliação de 3x.

Passalus sp
Empilhamento de foco combinando 55 exposições com ampliação de 1,5x.

Millipede
Empilhamento de foco combinando 70 exposições com ampliação de 4x.

Robberfly
(Stacked from 59 exposures in CombineZP.)
Empilhamento de foco combinando 59 exposições com ampliação de 2,5x.

39 comentários:

  1. Pô, não sei o que dizer ainda sobre isso...é como um quebra cabeça que montamos e adquirimos a imagem. Uma coisa que descobri na marra é que foco e nitidez é o desafio da macrofotografia, mas não exatamente dessa forma. Não sei...quer dizer que quando eu adquirir uma MP-E 65mm, vou sofrer mais do que sofri quando adquiri a 100 mm macro, hum. Bom, compreendo a questão da delicadeza que é a macrofotografia, a questão da área de focagem, essas coisas, mas confesso que fico um tanto travado para essa questão apresentada, e ao mesmo tempo sou muito grato. Apesar de ter um equipamento digital, eu tento ser o mais próximo possível da fotografia analógica, não altero contexto da imagem, não mudo nada, no máximo, é corrigir luz incorreta, essas pequenas coisas que é possível no processo da revelação fazer. Creio que essa técnica, empilhamento de foco, seja possível na fotografia analógica, no processo da revelação, ou não? Se sim, a pessoa deve dominar muito bem. Vou pesquisar sobre isso. Um abraço, isso é bacana, compartilhar e não competir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certo, a focagem é um dos pontos críticos na macrofotografia e se você sofreu com a 100mm, prepare para sofrer 10x mais com a MP-E.
      Como eu sempre digo, a MP-E é uma das melhores lentes macro do mercado, mas ela exige dedicação para ter um completo domínio dela.
      Imagine que a 100mm tem ampliação máxima de 1:1, a MP-E começa nessa ampliação e termina em 5:1, vai te dar trabalho mas vale a pena!

      Quanto a ser mais próximo possível da fotografia analógica, eu concordo e descordo.
      No sentido de tentar manter a foto fiel a realidade eu concordo, não acho legal trocar características como as cores dos insetos por exemplo, mas falando da era em que vivemos, temos uma evolução natural das coisas, inclusive da fotografia, os recursos digitais como o HDR, melhoria de nitidez, o próprio empilhamento de foco são recursos que vieram para acrescentar na fotografia, inclusive abrindo muitos horizontes para a liberdade artística de cada um.

      Quanto ao empilhamento na fotografia analógica, bem, essa técnica não é nova, pelo contrário, mas era utilizada em formatos mais simples com duas ou três exposições, não sei como era feito, mas sei que é possível. Acredito que seria inviável e desnecessário tentar um empilhamento de 100 ou mais exposições com a fotografia analógica.

      Abs e obrigado pelo comentário!

      Excluir
    2. Ok, Ok, Já estou me preparando para sofrer, eu já andei pesquisando sobre a MP-E 65mm, desde que soube da existência. Já sei também que terei que aperfeiçoar a minha engenhoca para difusão da luz no assunto clicado. Mas tudo vale a pena, porque hoje gozo de uma satisfação, a cada click...Sim, você tem razão, sobre a questão de que certas tecnologias vem para somar, eu que sou cabeça dura mesmo, mas não posso evitar, por um lado é isso que me faz buscar melhorar, sempre. A sua foto do besouro de antenas gigantes, foi selecionada como foto do dia, no concurso Metro, eu lembro dela... :)

      Um abraço.

      Excluir
    3. Talvez você se adapte bem a MP-E pois ela não possui anel de foco, a focagem é feita como normalmente nas lentes invertidas, afastando e aproximando a lente do assunto.

      É verdade, a foto do besouro foi selecionada como foto do dia, fiquei feliz em representar a macrofotografia lá.

      Abs

      Excluir
    4. É mesmo, voltarei através da evolução para origem, onde tudo começou. Interessante. A sua MP-E é japonesa?

      Abs.

      Excluir
  2. Parabéns Maxwel por compartilhar seus conhecimentos e seus setups. Seu trabalho está cada vez melhor! Suas fotos de empilhamento de foco estão alucinantes! Detalhes impressionantes aparecem com essa técnica! Grande abraço! Asa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu caro amigo, um elogio vindo de você é sempre uma honra.

      Abs

      Excluir
  3. Há tempos que acompanho seu trabalho e gosto muito dele. Parabéns por ele e pela disposição de compartilhar conhecimentos. Com relação a esta técnica, os insetos têm que estar mortos? Se não, como você consegue que ele fique imóvel para a sessão de fotos?

    ResponderExcluir
  4. Olá Emir, também acompanho o seu trabalho a bastante tempo e posso dizer que é de muito bom gosto.

    "Com relação a esta técnica, os insetos têm que estar mortos?"

    Essa é uma boa pergunta Emir e a resposta é não, os insetos não tem que estar mortos.
    Normalmente pela manhã bem cedo não é muito difícil encontrar um inseto ou aracnídeo que esteja descansando, nesse período os minibichos costumam ficar imóveis, meio que em estado de transe, esse é o momento ideal para se fazer o empilhamento de foco.
    Basta fazer uma aproximação cuidadosa e ter muita paciência.

    Em alguns casos quando encontro insetos mortos eu os coleto e avalio se é possível fazer o empilhamento, foi o caso do "Besouro Tartaruga" por exemplo, mas normalmente faço com os insetos vivos. Não acho interessante matar os bichinhos, se tiver que fazer isso para conseguir a foto, acho melhor nem fazer.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do comentário "se tiver que fazer isso para conseguir a foto, acho melhor nem fazer", partilho a mesma opinião (mas sempre ando com um frasco para coletar os cadáveres para esse tipo de foto ;-)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Oi Maxwel, essa montagem feita pelos programas são feitas de forma automática ou vc tem q montar como um quebra cabeças,como no photoshop?
    tenho uma panasonic fz100 com uma lente raynox 250 com tubo extensore difusor para flash pop up, consigo com esse equipamento usar a tecnica?

    Abs. e obrigado por compartilhar conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucarte, a montagem das exposições é feita de forma automática pelo software especializado mas isso vai depender da ocasião, caso encontre um iseto que esteja imóvel e conseguir executar a sequência de fotos bem alinhadas sem muitos movimentos, o software monta bem direitinho a imagem, caso contrário, se o inseto se movimentar um pouco, alguns frames terão que ser alinhados manualmente.

      Com o seu equipamento é possível sim utilizar essa técnica, para melhores resultados é aconselhavel o uso de um tripé, trilho de foco e disparador remoto, esses equipamentos são cruciais para conseguir bons resultados.

      Abs e obrigado pelo comentário, fique a vontade para tirar suas dúvidas.

      Excluir
  6. Ainda não usei essa tecnica de empilhamento,vou tentar para ve como fica com minha lente,uma 105mm e com tubos extensores,quanto a dica da iliminação esta dando certo,estou acertando outro difusor,já fiz alguns teste mais a chuva atrapalhou um pouco,depois te mando o resultados,agora vou continuar a ver seus trabalhos,fantastico,assim vou aprendendo mais.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Kilson, quero ver suas fotos de empilhamento em breve.

      Basicamente é possível utilizar essa técnica com qualquer lente, o importante é tentar tirar as fotos de modo bem alinhado para facilitar na hora do pós processamento.
      Como falei para o Lucarte, um tripé, trilho de foco e disparador remoto são equipamentos cruciais para obter bons resultados.

      Obrigado pelo comentário, abs!

      Excluir
  7. Max,
    Na foto da Ninfa de Gafanhoto e do Robberfly eles estavam vivos? Como conseguiu isso? No tripé tem um trilho?

    Valeu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Marlon, eles estavam vivos!
      Nesses dois casos as fotos não foram feitas no studio, na verdade foram feitas em campo só que utilizando parcialmente a mesma técnica, por isso estão aqui nesse tópico.
      Para stacking em campo utilizo um trilho de foco acoplado ao tripé, e especificamente para essas fotos que citou, usei o flash como iluminação principal com uma grande tenda difusora ao redor do inseto e no fundo um cartão colorido preso em outro tripé. É meio complicado, em breve farei uma postagem específica para empilhamento em campo e pretendo fazer workshops sobre esse assunto, na prática é bem melhor para ensinar. Abs!

      Excluir
  8. Excelente esse seu trabalho. Já fiz algumas fotos com empilhamento de foto mas só a título de experiência. Você é um grande mestre desta técnica de fotografia.
    Deixo como exemplo um Post em meu Blog sobre o que é a MACROFOTOGRAFIA em que mostro uma de suas suas fotos com referência a seu nome e seu Blog.
    http://joiasdanatureza-cerveira.blogspot.pt/2013/06/o-que-e-macrofotografia-e.html
    Um abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João MaC Santos, primeiramente te agradeço a visita e o elogio, vindo de você é uma grande honra.
      Muito obrigado também pela referência ao meu trabalho em seu blog, seu trabalho com a fotografia de natureza é uma grande inspiração pra mim.
      Abraços!

      Excluir
  9. Maravilhosas suas fotos Maxwel ... Só fiquei me indagando que, para realizar o stacking os objetos tem de estar estáticos não é isso ? Em todos os seus registros os animais estavam mortos ? Abração !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e obrigado pelo elogio!

      Bem, fiz uma postagem falando sobre o assunto no tópico (empilhamento de foco em campo), retirei um trecho do texto...

      "OS INSETOS ESTÃO VIVOS? COMO ELES FICAM PARADOS TANTO TEMPO?

      A resposta é SIM os insetos são fotografados vivos!

      O comportamento dos insetos e aracnídeos é completamente diferente da maioria dos outros seres vivos, ao contrário de um humano por exemplo que se movimenta o tempo inteiro (exceto quando dorme) os insetos tem períodos durante o dia em que ficam completamente imóveis, seja para repousar, digerir um alimento ou simplesmente se camuflar.
      A maioria das pessoas veem os insetos em constante movimento, mas basta procurar com mais atenção encontrará muitos deles parados, essa é a oportunidade para a utilização da técnica de empilhamento.
      A hora do dia mais propícia para encontrar esses insetos é na parte da manhã bem cedo, nesse período após a noite, boa parte deles estão em um estado que poderíamos dizer próximo da hibernação, muitos deles precisam da luz e do calor do sol para ficarem completamente ativos, antes deste período eles se mantêm imóveis para poupar "energia"."

      Para saber mais informações segue o link abaixo:

      http://macrobrasil.blogspot.com.br/2013/06/empilhamento-de-foco-em-campo-field.html


      Excluir
  10. Maxwel, me desculpe a ignorância no assunto, mas eu não tinha conhecimento destes detalhes que fazem com que os insetos fiquem imóveis por um período e com certeza isso é um grande aliado no empilhamento. Continue assim, seu trabalho é admirável. Parabéns mais uma vez. Um abraço. Fábio Villela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio,

      Muita gente desconhece esse comportamento dos insetos e aracnídeos, realmente é um grande aliado para o uso da técnica de empilhamento.
      Se tiver mais alguma dúvida fique a vontade para perguntar, estou a disposição.
      Mais uma vez te agradeço o comentário e a visita ao blog, abraço!

      Excluir
  11. Olá Maxwel. parabéns pela fotos, fruto de um bom tempo de dedicação com essas fotos fantásticas. Pergunto se é possível fazer o empilhamento de objetos do céu exemplo algumas estrelas como ficaria o foco sendo que as mesmas estão em movimento?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valter, muito obrigado pelo comentário e me desculpe a demora para responder, devido a um problema no blogger não estava recebendo as notificações dos comentários por e-mail.

      então, existe uma técnica similar ao empilhamento para Astro fotografia, porém esta eu não domino, infelizmente não posso te ajudar pois sei bem pouco sobre a técnica e não saberei te explicar de forma correta.

      Excluir
  12. Boa noite.
    Você pode me dizer onde encontrar ou como fazer a iluminação com spots de led e tenda difusora de plástico.
    Preciso fotografar flores nas suas microestruturas.
    Obrigado.
    Antonio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pode encontrar alguns equipamento com um ótimo preço neste site, estou acostumado a comprar nele, é de confiança: http://www.dx.com/

      Para criar uma iluminação bem suave em flores, pode utilizar uma tenda difusora de nylon, similar a esta da foto:

      http://www.diafilme.com.br/Assets/Produtos/Gigantes/dfm%20tenda%20a.jpg

      Sobre a intensidade da luz que deve ser usada, vai depender de que tipo de flor, a cor dela, entre outros fatores. Basicamente a tenda fará uma boa difusão e distribuição da luz por ela toda, acredito que um refletos de leds ou 2 pequenos spots sejam suficientes.

      Excluir
  13. pra quem não tem o trilho, da pra usar o foco manual da lente? que diferença de qualidade tem o foco manual da lente para o trilho?

    ResponderExcluir
  14. Olá Anderson, é sim possível utilizar o anel de foco da objetiva para executar o empilhamento de foco porém somente em alguns casos.
    Ao girar o anel de foco dificilmente será possível fazer um movimento tão preciso quanto o do trilho de foco, o trilho possui ajuste milimétrico e de fácil manuseio, quanto menor for o assunto fotografado mais sutil deve ser o avanço da área de focagem, outro porém é que nem todas as objetivas possuem anel de foco, é o caso da MP-E65mm por exemplo.
    Resumindo, você conseguirá o empilhamento através do anel de foco somente em algumas situações, principalmente em assuntos de maior tamanho, em assuntos de menor escala é aconselhável o uso do trilho.
    É interessante você experimentar as duas situações para conseguir entender melhor a dinâmica de funcionamento.

    ResponderExcluir
  15. Ola Maxwel, Pude reparar que desde o começo até o fim o desafio nao para na fotografia macro haha mas a unica coisa que ainda fica impossivel de entender é: como voce consegue capturar as 100 exposições de um inseto? voce usa eles vivos, dopados ou mortos? kk a pergunta pode parecer boba mas nao consegui encontrar uma solução facil na minha cabeça ainda. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, sua pergunta é bem comum e pertinente, por isso fiz uma postagem falando sobre o assunto no tópico (empilhamento de foco em campo), retirei um trecho do texto...

      "OS INSETOS ESTÃO VIVOS? COMO ELES FICAM PARADOS TANTO TEMPO?

      A resposta é SIM os insetos são fotografados vivos!

      O comportamento dos insetos e aracnídeos é completamente diferente da maioria dos outros seres vivos, ao contrário de um humano por exemplo que se movimenta o tempo inteiro (exceto quando dorme) os insetos tem períodos durante o dia em que ficam completamente imóveis, seja para repousar, digerir um alimento ou simplesmente se camuflar.
      A maioria das pessoas veem os insetos em constante movimento, mas basta procurar com mais atenção encontrará muitos deles parados, essa é a oportunidade para a utilização da técnica de empilhamento.
      A hora do dia mais propícia para encontrar esses insetos é na parte da manhã bem cedo, nesse período após a noite, boa parte deles estão em um estado que poderíamos dizer próximo da hibernação, muitos deles precisam da luz e do calor do sol para ficarem completamente ativos, antes deste período eles se mantêm imóveis para poupar "energia".
      Caso encontre um inseto já morto e sua carcaça ainda esteja preservada a técnica de empilhamento de foco também pode ser usada em estúdio porém nunca se deve abater o inseto para tal propósito, como dito anteriormente só use insetos mortos se já os encontrar mortos.

      Para saber mais informações acesse o link abaixo:

      http://macrobrasil.blogspot.com.br/2013/06/empilhamento-de-foco-em-campo-field.html

      Excluir
  16. Boa noite Maxwel! Confesso que nunca vi um trabalho tão impressionante em fotografia. Suas fotos enchem os olhos e nos induzem a repetidas observações que, muitas vezes, obrigam nossos olhos a passearem pelos mesmos lugares. É tanta nitidez; tanta definição; tanta cor; tanto volume... Fiquei hipnotizado a cada pequeno detalhe que vc tão apaixonadamente reproduziu. Vc colocou diante de nossos olhos miudezas tão preciosas, mas que por serem tão pequenas passam injustamente despercebidas. Comecei há pouquíssimo tempo a engatinhar nesse universo minúsculo e depois de tanta inspiração pelo que vi aqui, agora sei que valeu à pena cada centavo gasto porque sinto que posso sonhar em chegar próximo da exuberância de trabalhos desse nível que vc apresenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jota,

      Primeiramente gostaria de lhe agradecer por suas elogiosas palavras a respeito do meu trabalho com a macrofotografia, o meu muito obrigado!

      Fico feliz em saber que temos mais um adepto da macrofotografia, quando comecei a fotografar macro uma das minhas principais intenções era de certa forma popularizar mais esse "ramo" da fotografia, que ainda é desconhecido por muitos.
      O que você falou é justamente o mais interessante na fotografia macro, mostrar detalhes, minúcias que geralmente passam despercebidas ao nosso olhar, descobrir esse mundo é fascinante e espero que você se aprofunde cada vez mais. Só vou te dar um aviso, macrofotografar vicia hein! rsrs

      Excluir
  17. Boa noite! Cheia de dúvidas e curiosidades sobre macrofotografia... Como é o mercado pra esse tipo de foto? Vale a pena investir?

    ResponderExcluir
  18. Estou entrando nesse campo agora e gostaria de saber se quando fala tipo 62 exposições - são o número de foto ou alguma outra configuração que você fez? Obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Maxwel, saudações!
    Parabéns pelo seu trabalho, suas fotos são excelentes e sua boa vontade em compartilhar seu conhecimento ajudando a quem está iniciando o faz merecedor da nossa admiração.
    Uso Nikon e fiquei com algumas dúvida sobre o equipamento que vc recomenda.
    1. O trilho também aceita montagem de Camera Nikon?
    2. Sabe qual a lente da Nikon é melhor para esse tipo de fotografia?
    3. Observei que usa software diferentes em alguns casos. Isso é aleatório ou existe uma razão?
    4. Qual o fator determinante para e escolha da ampliação (x1, x2..., x5}, é o tamanho do inseto ou a mínima distância que consegue aproximar-se dele?
    Desculpe-me, por favor, se minhas dúvidas não são pertinentes.
    Obrigado pelas dicas.
    Abçs!

    ResponderExcluir