sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cicadellidae e Membracidae




Macrofotografia - Cicadellidae e Membracidae "cigarrinha"


Cicadellidae:
 Os Cicadellidae são insetos fitófagos conhecidos popularmente como cigarrinhas, possuindo representantes em todas as regiões zoogeográficas. Cerca de 21 000 espécies já foram descritas, o que estabelece os cicadelídeos como a maior família da ordem Hemíptera e uma das dez maiores de insetos.

Mambracidae:
 Os insetos da família Membracidae (membracídeos), vulgarmente designados como soldadinhos, cigarrrinhas ou viuvinhas constituem um grupo relacionado com as cigarrinhas. Existem cerca de 3200 espécies distribuídas em cerca de 600 géneros. Encontram-se em todos os continentes, excepto na Antártida, ainda que só existam três espécies na Europa.

Como fotografar:

Bom, na prática esses são alguns dos bichinhos mais complicados de se fotografar, primeiramente por não ser uma tarefa muito simples encontrá-los, já que são minúsculos (cerca de 1cm em média), sem contar que são extremamente ágeis e são exímios saltadores.

A primeira dica é na aproximação, procure se aproximar bem lentamente de maneira que o seu corpo não faça um grande deslocamento de ar, aproxime a câmera também de forma bem lenta, geralmente é necessário se aproximar bastante já que boa parte das objetivas macro necessitam estar bem de perto para alcançar grandes ampliações como é o caso da MP-E 65mm.

Outra dica importante é de onde você deve procurar, geralmente é mais fácil encontrá-los em plantas pequenas como pequenos arbustos, mas isso não é regra, também podem ser encontrados nas folhas de árvores o principal é vasculhar muito cuidadosamente, muitas vezes procuramos superficialmente e não encontramos nada mas com um pouco de paciência e olhos bem atentos acabamos encontrando os bichinhos.


Cicadellidae - ecdise
Encontrei este cicadellidae de 7mm no momento em que acabara de trocar de "pele", da para notar a diferença de tamanho entre sua forma antiga e a forma após a troca, também é possível perceber que no exoesqueleto vazio tem apenas o início da formação das asas enquanto no indivíduo adulto as asas já estão completamente formadas.
(Stacked from 29 natural light exposures in CombineZP.)
Empilhamento de foco combinando 29 exposições com iluminação a luz natural.

 Cigarrinha - 4mm
Esta é uma das menores cigarrinhas que já fotografei, com apenas 4mm e camuflado em um pequeno arbusto quase não o enxerguei, por sorte um outro inseto que estava próximo me chamou a atenção e acabei encontrando o bichinho.
Esta é uma única exposição com iluminação a luz natural e rebatedor na parte de baixo, aproveitei o posicionamento da luz do sol para fazer um contraluz parcial mantendo o plano de fundo bem iluminado destacando mais as bordas do assunto.
Canon 600D com lente MP-E65mm.

Este é o único exemplar desta espécie que encontrei, ele estava em um "pé de acerola", media cerca de 1,5cm um dos maiores cicadellideos que ja encontrei.
Equipamento usado: Canon EOS600D com Lente Canon MP-E65mm, flash Integrado, flash 480EXII e difusores.

Esse membracídeo possui um "caroço" gigantesco na parte superior do corpo, procurei focar não somente na carinha como também manter o detralhe nesse ponto.


Certamente um dos mais estranhos cicadelídeos que já encontrei, minha namorada o avistou em uma folha de jaqueira, logo achei estranho aquele bolinho branco, não tenho certeza do que seja exatamente esse "algodão" mas acredito que seja algum sistema de proteção.

Mais uma foto do "trombinha de elefante", desta vez elevei mais o ISO para 400 para tentar manter mais a cor natural do bichinho.

Encontrei essa ninfa de membracídeo em um pequeno arbusto de + - meio metro de altura, junto a ela tinham alguns outros mas infelizmente não encontrei o indivíduo adulto.

Encontrei esse cicadelídeo em uma laranjeira, estava um tempo chuvoso e ele permitiu com que eu me aproximasse bastante.

 Essa cigarrinha (cicadellidae) é bem comum e facilmente encontrada em plantas "peludas".

Mais um membracídeo encontrado por minha namorada (ela ja tem o olhar aguçado para encontrar os bichinhos, rsrs), estava em uma área de campina, junto a ele vários outros indivíduos da mesma espécie.

Com cores bem vibrantes, esse detalhe rosa me chamou bastante atenção, procurei utilizar ISO elevado, e pouco flash para manter a aparência fiel das cores.

Um pouco diferente dos outros, esse possui asas maiores e transparentes, o corpo dele também é um pouco maior, com aproximadamente 1,5cm.

Mais uma ninfa de cicadelídeo, esse na minha opinião se parece com um camarão verde (rsrs).

Esse é bastante interessante, tem múltiplas cores e é bem robusto, o tom amarelo se destaca nos olhos e na "cabeça", algumas vezes que encontrei esse espécime estava em um pé de boldo.

Aqui temos algo bem interessante, o exoesqueleto de um membracidae, podemos observar o detalhe dos espinhos em toda parte posterior, não é possivel ver nesta foto mas toda a parte de cima foi aberta para o corpo poder sair de dentro da antiga "pele" .

Bastante peculiar esse membracídeo, possui uma gigantesca "crista", prestando atenção da para notar a divisão da asa e da carapaça de cima, acredito que essa carapaça funcione como dispositivo de defesa.

Certamente um dos mais interessantes membracídeos que ja encontrei, ele possui uma intrigante protuberância na região dorsal, assim como os outros acredito que a funcionalidade esteja ligada ao sistema de defesa do "monstrinho".

Mais um belo exemplo de que essa classe de insetos é uma das mais estranhas quando falamos de formato de corpo, na foto abaixo podemos notar um "espanador" na parte traseira do "mosntrinho", bem estranho não?

Outro jovem cicadellidae, bem interessante, todo branco com listras pretas e ainda um detalhe amarelo na parte inferior, mais uma linda arte da natureza.

Este cicadelídeo tem um aspecto bem peculiar, ele possui uma protuberância na parte frontal que se assemelha com a tromba de um elefante. Algo interessante a ressaltar é que ele possui uma espécie de pó esbranquiçado espalhado pelo corpo, é importante controlar bem a intensidade do flash para não refletir muito e o bichinho sair completamente branco.
  
Mais um lindo cicadellideo, mesmo minúsculo, com menos de 1cm, ele me cahmou muito a atenção com sua cor avermelhada e  vibrante porém, antes de mirar a câmera, não sabia exatamente que bichinho era e tive a bela surpresa que além de vermelho ainda era munido de minúscolas bolinhas azuis. Esse ângulo um pouco mais de cima privilegiou suas cores e detalhes.

Membracidae Enchenopa sp 
Membracidae de 12mm Enchenopa sp, exposição única com ampliação de 1,5x.

Membracis dorsata
Exposição única com ampliação de 2,5x, iluminação a luz natural + flash e rebatedor, o fundo azul e branco é o céu.
Canon EOS600D com Lente Canon MP-E65mm

 Cicadellidae
Quem já tentou fotografar um cicadelídeo sabe o quanto essas criaturinhas são rápidas, na maioria das situações um menor tempo de exposição é necessário para obter uma foto sem borrões de movimentos, mas nesse caso tive a sorte do inseto permanecer imóvel por um período de tempo me permitindo utilizar uma maior tempo de exposição e assim aproveitar melhor a luz natural.

Cigarrinha branca
Tirei esta foto em 2011 em uma expedição em área com vegetação predominante de Mata Atlântica, este é um dos maiores membracídeos que já encontrei, aproximadamente 1,8cm medindo da cabeça até a outra extremidade do corpo.
Para este clique utilizei uma Canon 600D com lente MP-E65mm, iluminação a luz natural + 1 flash 430EXII montado na câmera com difusor, ISO400.

Membracidae (2,5mm)
Esta é a menor espécie de membracídeo que já encontrei, com apenas 2,5mm quase o confundi com uma sujeirinha na folha, por sorte ele se movimentou e percebi que se tratava de um ser vivo, apenas descobri a espécie do inseto depois que olhei no display da câmera.
Esta foto foi capturada com ampliação de 5x (5:1) utilizando uma câmera Canon600D com lente MP-E 65mm.

Cyphonia clavata
Sem dúvidas essa cigarrinha (membracidae) é um dos insetos mais bizarros do planeta!!!

9 comentários:

  1. Olá, Maxwell!
    Cara, tanto no caso do "algodãozinho", como no caso do "espanadorzinho" se trata de uma secreção produzida pelo próprio inseto.
    Dá uma olhada na página 8 deste PDF:
    http://www.acervodigital.ufrrj.br/insetos/insetos_do_brasil/conteudo/tomo_03/01_homoptera.pdf
    Ou neste exemplo aqui: http://www.sciencephoto.com/media/368166/enlarge
    Falou!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cesar,

    Eu imaginava que fosse algo do tipo, algum sistema de proteção talvez.
    Obrigado pela dica e pelo comentário.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas fotos. Sou novo na macrofotografia, comecei com uma 50mm invertida, faz um mês e meio que estou com uma macro 100mm. No início foi difícil, mas agora estou me adaptando, fiz engenhoca para iluminar os assuntos, e mesmo leigo, cada dia melhoro mais. Agora, quero me equipar, para chegar nessa qualidade que tive o prazer de apreciar no seu blog.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá, valeu pelo comentário!

    A 100mm é uma lente muito boa, na minha opinião os pontos fortes dela é a versatilidade e o nível de detalhamento das imagens capturadas com ela.

    Deixe o endereço da sua página (galeria) para eu poder conhecer suas fotos. Abs!

    ResponderExcluir
  5. Olá Maxwel, agradeço pelo interesse em conhecer as macros que faço, tenho um blog http://macrophotografia.blogspot.com.br/ e tenho um site: http://roccoribeiro.wix.com/fotografia

    No Blog, até a macro 26, fiz com a 50mm invertida, depois é com a macro 100mm. As primeiras fotos, não me dei bem, foi difícil, quando peguei a lente, achei que seria muito mais tranquilo, pois eu tinha pegado o jeito com a invertida, deduzi que ia arrasar, rsrs...mas não foi assim, agora peguei o jeito e estou melhorando a cada foto, você vai perceber a evolução. Mas sinceramente, quero mais do que a 100mm pode fazer, fui fisgado por isso de tal forma...você sabe...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada meu amigo, fiz uma visita em suas páginas e gostei bastante do que ví, você está pegando pratica rapdamente, suas macros tem um ótimo posicionamento e focagem muito precisa, são pontos muito importantes na macrofotografia, vou ficar acompanhando o seu trabalho, abraços!

      Excluir
    2. Eu saio todo dia para "caçar" insetos, não consigo evitar. Tenho comigo que que foco, nitidez é fundamental, assim como a iluminação, por isso fiz uma engenhoca que adapto no flash externo, difundindo a luz diretamente para o assunto, isso me ajuda muito para ter foco, nitidez. Agradeço pelo incentivo!!!!

      Um Abraço.

      Excluir
  6. Muito legal essa família de insetos. Me impressionou a variedade de formas e cores do bichinho. Parabens pelos clicks, que não são nada fácil principalmente pelo pequeno tamanho. Haja ampliação! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito dessa família de insetos, acho incrível como eles tem formas tão variadas, são belos monstrinhos. Tem razão quanto a dificuldade de clicá-los, são muito pequenos, em média 1cm e extremamente ágeis.

      Excluir